top of page
Buscar
  • indaiatubapibi

4 razões para ouvir a exposição de Efésios - PARTE 3


Você já esteve em uma guerra? Acho que não! A última guerra que o Brasil participou foi a II Guerra Mundial, e isso já faz algum tempo! Mas... e se eu disser para você que estamos em guerra?! Calma, não o Brasil, mas o povo de Deus. Os fuzis, tanques, caças, bombas, não têm efeito nenhum nessa guerra. Porém, suas armas são infinitamente mais letais que estas (então não tenha tanta calma!!!). Essa é a guerra espiritual.


Já vimos três razões para ouvir a exposição de Efésios. São elas: (1) Efésios nos ajuda a crescer no entendimento da Graça de Deus, em detrimento do humanismo reinante; (2) Efésios nos ajuda a entender o que é a Igreja; (3) Efésios nos ajuda a entender que o Evangelho tem implicações práticas.


Espero que estas razões já tenham sido suficientes para convencer você! Se não é o caso, tenho certeza de que essa próxima o convencerá!


4- Efésios nos ajuda a estar conscientes e preparados para a Batalha Espiritual


Acompanhe comigo. Efésios 6.10-20 nos mostra que:


4.1- Existe uma luta sendo travada

Perceba que o linguajar é bélico. Existe uma luta acontecendo! Que luta é essa? Lembre-se que Paulo está advertindo aos crentes de Efésios que vivam de forma digna do Senhor.


A luta não é contra o vizinho, a sogra, o marido, ou um irmão, mas contra o diabo e seus anjos. E, diferentemente do que muitas igrejas ensinam, essa luta se dá no campo da mente, e do testemunho cristão. Os demônios usam de todas as suas forças para que vivamos um cristianismo medíocre, sem fazer diferença, sem ser de fato “igreja” de Cristo.

Satanás usa de todos os seus recursos para que não sejamos um marido/esposa, pai/mãe, patrão/empregado que honre a Deus em suas relações (Ef 5.22-33).


E sabe de uma coisa? Vamos fracassar! A não ser que...


4.2– Nos fortaleçamos em Deus e não em nós.


Perceba a expressão “na força do seu poder” (6:10). Essa expressão em Efésios é utilizada em mais dois lugares além daqui:


1:19 – Descreve o poder que ressuscitou Jesus dos mortos;

3:16 – Descreve o poder que agora está no interior dos crentes.


Esse enorme poder de Deus é dado aos crentes e é com ele que o crente consegue vencer o Inimigo. Dessa forma, fracassamos todas as vezes que lutamos com nossos próprios recursos, fiados em nossas habilidades, confiantes em nossas estratégias.


4.3 – Coloquemos a armadura que é Cristo


Paulo descreve uma armadura da qual o crente precisa se valer a fim de vencer na luta espiritual.


Muita coisa se tem dito a respeito dessa armadura. Variadas interpretações têm sido dadas a respeito dela. Não é o meu propósito aqui nos determos nas variadas interpretações.


Então, aqui vai o meu entendimento. Paulo não nos deu um passo-a-passo místico em que devemos recitar todos os dias. Não, nada disso! Paulo tinha em mente Isaías. Lembre-se que Isaías profetizou a respeito daquele que estava por vir. Este seria o ramo que brotaria de Jessé (11.5), o Servo do Senhor (49.2), o Salvador (59.17). Este personagem que estaria por vir é retratado por Isaías como o Guerreiro que luta por seu povo.


É isso que Paulo tinha em mente. Paulo já havia se referido a Cristo como Guerreiro (Ef 4.8-10), ao aplicar Sl 68.18 a Cristo.


Cristo é o Guerreiro do povo de Deus. Foi Ele quem nos trouxe a bênção de Deus; foi Ele quem nos deu vida, estando nós mortos; foi Ele quem nos fez igreja. Sendo assim, também é Ele quem nos da a força necessária para vencer as hordas infernais da maldade.


Portanto, nós precisamos ouvir, a partir de Efésios, que devemos nos revestir de Cristo. Ele é o poder necessário para vivermos de forma digna do Senhor.


Você tem fracassado em viver sua vida cristã de maneira que seu testemunho esteja comprometido? Você professa a fé em Cristo, mas sua maneira de viver com seu marido, com seus filhos e irmãos contradiz o que você professa? É hora de pensar se você tem estado consciente da guerra espiritual em que está envolvido, e lutado com a força e as armas do Senhor!


Pr. Nelson Galvão

215 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Post: Blog2 Post
bottom of page